Crescimento das bikes nos centros urbanos – Augustos Corretora

Saiba que cresce no mundo inteiro a prática do ciclismo tanto como uma alternativa de transporte no contexto da pandemia quanto pelos benefícios para a sua saúde.

Um dos impactos da pandemia sobre os hábitos da população mundial foi a adesão à prática de pedalar uma bike. Inclusive, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou esta prática para o contexto do isolamento social.

Veja nesse artigo como as bikes estão ocupando os centros urbanos e que é um fenômeno que já vinha ocorrendo antes de 2020. Além disso, como é uma prática que gera benefícios para a saúde e para a preservação do planeta.

A preferência pelas bikes antes do contexto de pandemia

A preferência da população mundial pelas bikes foi acentuada com a pandemia, mas já se manifestava um crescimento antes mesmo de 2020. De fato, alguns fatores são indicadores desse crescimento, tais como:

  • Aumento das vendas de bicicleta, inclusive as elétricas;
  • Construção e ampliação de ciclofaixas e ciclovias;
  • Aumento do número de bikes como meio de transporte;
  • Estacionamentos e seguros para bikes.

A partir desses elementos é possível perceber que não se trata apenas de uma tendência, mas uma mudança de hábito buscando atender aos objetivos de elevar a qualidade de vida. Pois, o ciclismo não é poluente e contribui para a sustentabilidade, bem como para a saúde.

Com a pandemia, mais dois fatores podem ser acrescentados a essa lista, que são:

  • Fechamento das academias;
  • Dificuldade de utilizar o transporte público;

De fato, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou esta prática por dois motivos, que precisam ser destacados:

1º – Baixo risco de contaminação pelo coronavírus;

2º – Atividade que é praticada de forma individual.

Logo, aos benefícios de pedalar foram somadas as vantagens de ser uma atividade ao ar livre com o aumento das ciclovias nos centros urbanos.

É importante salientar que em alguns países já ocorreu a conscientização dos benefícios das bikes e, por isso, estas estão substituindo os carros, sendo eles:

  • Holanda;
  • Dinamarca;
  • Alemanha;
  • Suécia;
  • Noruega;
  • Finlândia;
  • Japão;
  • Suíça;
  • Bélgica;

Crescem as vendas de bikes no mundo inteiro

De acordo com os dados da Aliança Bike, as vendas de bikes tiveram um aumento de 50% em relação às vendas de 2019. Visto que o fechamento das academias e a dificuldade na utilização do transporte público foram os motivos que justificam esse crescimento.

Segundo a montadora de bikes GTSM1, que é uma das maiores no país, o pedalar nos centros urbanos tornou-se mais seguro com o aumento das ciclovias. Em virtude disso as pessoas estão se sentindo mais atraídas para essa prática ao ar livre e de forma individual.

Nesse sentido, é interessante destacar que o país ocupa a quarta posição mundial ao produzir anualmente 4 milhões de bikes. Sendo que as bicicletas elétricas tiveram um crescimento de vendas de 28% no ano passado, que corresponde a 15.777 bikes.

3 dicas para pedalar com segurança nos centros urbanos

Mesmo considerando que a maioria das pessoas já sabem andar de bike, é preciso chamar a atenção para a necessidade de alguns cuidados extras. Por isso, vamos apresentar algumas dicas que podem ser muito úteis:

1ª – Mantenha sempre a sua segurança ao pedalar

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 105, são considerados itens obrigatórios para quem pedala os seguintes equipamentos:

  • Campainha;
  • Sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais;
  • Espelho retrovisor no lado esquerdo.

Além disso, mesmo o capacete não sendo obrigatório, é muito aconselhável. Uma vez que pode salvar a sua vida se ocorrer uma queda e tiver uma batida na cabeça.

2ª – Avalie a sua condição física para iniciar esta prática esportiva

É importante entender como anda o seu preparo físico para começar a prática devagar. Uma vez que for treinando pode ir aumentando a distância ou o tempo que anda de bike. De fato, é bom aliar o prazer de realizar essa atividade com os benefícios para a saúde.

3ª – Planeje a sua rota inicialmente e conheça o ambiente

Uma boa opção é traçar uma rota e verificar as condições de trânsito nos lugares escolhidos, bem como no horário que for dar as suas voltas. O ideal é que faça os seus exercícios pedalando em ciclovias para garantir a sua segurança.

 

Portanto, o crescimento das vendas das bikes assim como da prática desse esporte tende a fazer parte da vida cotidiana da população mundial. Uma vez que representa tanto uma forma de melhorar a qualidade de vida quanto de agir pela sustentabilidade do planeta.

 

Veja também:

O ciclista para a economia: Os dois lados da mesma moeda

1 Comment

  • FERNANDO AUGUSTO DA SILVA
    outubro 29, 2021 at 7:50 pm Responder

    Muito bom!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *